Por que o dia de reis é considerado o dia do astrólogo?








Quando vemos os presépios, sempre procuramos ver onde estão os três Reis Magos. Aqueles senhores de roupas coloridas com uns presentinhos nas mãos para oferecer ao Menino Jesus.

Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que estes senhores, na realidade eram estudiosos de astrologia, dos mistérios das civilizações antigas, ledor de oráculos e outras tantas "ciências ocultas". 

Estes senhores, que na verdade serviam aos senhores das época (não esqueçam que Jesus nasceu sob o domínio do império romano dos césares), tinham como função zelar pelo futuro próspero de cada nobre, qual acontecimento auspicioso poderia ajudar em cada passo dado por este senhor em relação ao futuro de seus vassalos.

Estes "reis magos" há muito previam o nascimento de um homem que iria mudar tudo o que foi vivido até ali. Seria um "rei", pois, teria o poder de transformar o pensamento de uma grande massa de pessoas, mudando inclusive o sistema religioso do mundo ocidental.

Por isto, após seus cálculos astrológicos feitos, saíram cada um de sua região, e se orientando pela conjunção de Júpiter e Saturno na constelação de Peixes (conjunção esta que gerou um brilho tão grande que fez parecer que uma grande estrela estava no céu)  uma vez que Jesus teria nascido no mês de Nissan (primeiro mês do calendário hebraico) foram até o local em que a promissora criança havia nascido e lhe ofertaram presentes simbólicos: ouro, incenso e mirra . Tais presentes só eram ofertados às divindades ou a pessoas muito importantes dentro da sociedade onde nasciam, reconhecendo Jesus como um "iluminado", alguém que "reinaria sobre muitos". 

Então, por todo este simbolismo dos Reis Magos, convencionou-se comemorar o dia do astrólogo no dia 6 de Janeiro, de acordo com o Calendário Gregoriano, para não quebrar a sequencia das festividades criadas pela Igreja Católica para comemorar a chegada de Jesus a este planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagitário: o aprendizado com muita alegria

Por que criar um blog de esoterismo?

Orixás e planeta regentes do ano de 2023: o que esperar das energias do novo ano